Exames realizados

ultrassonografia exploratória abdominal - modo B

A ultrassonografia abdominal exploratória é um método de diagnóstico versátil, não invasivo, que permite avaliar em tempo real os órgãos abdominais. Durante o exame, cada órgão é avaliado anatomicamente em imagens seccionais ou bidimensionais. As indicações frequentes incluem cálculos vesicais, cistites, piometra, diagnóstico de gestação, hiperplasia prostática, doença renal e doença hepática, corpo estranho gástrico ou intestinal, obstrução intestinal, pancreatite, pesquisa de metástase, neoplasias primárias, entre outras.

É um exame indolor que nos permite avaliar toda a cavidade abdominal e características relacionadas a localização e morfologia dos órgãos abdonimais.

ULTRASSONOGRAFIA CERVICAL:

A avaliação ultrassonográfica cervical pode ser realizada tanto para avaliar pequenas estruturas como glândulas salivares, tireóide, paratireóide e linfonodos regionais como tecidos moles. As indicações clínicas incluem a identificação da origem, aspecto ultrassonográfico e extensão de tumores palpáveis na região. Além disso, tem fundamental importância no auxílio diagnóstico, com o procedimento de punção ecoguiada de lesões nodulares regionais.

ULTRASSONOGRAFIA OCULAR:

A ultrassonografia do globo ocular oferece informações complementares ao exame clínico, acrescentando informações a respeito de áreas do olho que não são acessíveis ao exame físico. A catarata é um fator que dificulta a avaliação do fundo do olho devido ao aumento da opacidade da lente. Neste caso, o exame ultrassonográfico fornece informações complementares ao exame clínico nos permitindo avaliar além da lente opaca. Este exame também pode ser indicado antes das cirurgias de catarata, entre outras situações.

ULTRASSONOGRAFIA TORÁCICA EXTRACARDÍACA:

A ultrassonografia torácica extracardíaca é um exame complementar ao exame radiográfico torácico, nos permitindo avaliar em tempo real o espaço pleural, mediastino, pulmões e diafragma. A avaliação torácica é realizada pelas janelas intercostais e o posicionamento é definido de acordo com a sintomatologia do paciente e viabilidade da janela acústica. As principais indicações incluem áreas de silêncio à auscultação; confirmar lesões vistas em exame radiográfico como derrame pleural; caracterizar lesões quanto à localização, distribuição, contorno, tamanho, arquitetura e vascularização.

ULTRASSONOGRAFIA GESTACIONAL:

O exame ultrassonográfico é o método ideal para a realização do diagnóstico gestacional definitivo a partir de 28 dias após a cobertura ou inseminação artificial. Além disso, permite avaliar o desenvolvimento fetal.

Durante o exame são realizadas mensurações fetais, avaliação da organogênese fetal e aferição de frequência cardíaca. Com base nestas informações, estima-se a idade gestacional e consequentemente a data do parto ou cesariana.