A ultrassonografia abdominal exploratória é um método de diagnóstico versátil, não invasivo, que permite avaliar em tempo real os órgãos abdominais. Durante o exame, cada órgão é avaliado anatomicamente em imagens seccionais ou bidimensionais. As indicações frequentes incluem cálculos vesicais, cistites, piometra, diagnóstico de gestação, hiperplasia prostática, doença renal e doença hepática, corpo estranho gástrico ou intestinal, obstrução intestinal, pancreatite, pesquisa de metástase, neoplasias primárias, entre outras.
É um exame indolor que nos permite avaliar toda a cavidade abdominal e características relacionadas a localização e morfologia dos órgãos abdonimais.
A avaliação ultrassonográfica cervical pode ser realizada tanto para avaliar pequenas estruturas como glândulas salivares, tireóide, paratireóide e linfonodos regionais como tecidos moles. As indicações clínicas incluem a identificação da origem, aspecto ultrassonográfico e extensão de tumores palpáveis na região. Além disso, tem fundamental importância no auxílio diagnóstico, com o procedimento de punção ecoguiada de lesões nodulares regionais.
O exame ultrassonográfico é o método ideal para a realização do diagnóstico gestacional definitivo a partir de 28 dias após a cobertura ou inseminação artificial. Além disso, permite avaliar o desenvolvimento fetal.
Durante o exame são realizadas mensurações fetais, avaliação da organogênese fetal e aferição de frequência cardíaca. Com base nestas informações, estima-se a idade gestacional e consequentemente a data do parto ou cesariana.
Segunda a Sexta – 9h às 18h
Sábado – 9h às 12h
R. João Alencar Guimarães, 74 Santa Quitéria, Curitiba – PR